saneamento basico

Em plena crise de abastecimento, SP prende empresários furtando água

Não choveu o suficiente, o sistema de abastecimento não estava preparado, e o risco de faltar água em São Paulo só aumenta. Um dia após o governador Geraldo Alckmin admitir que o racionamento de água – ou rodízio, como diz o governo paulista – é uma possibilidade, a Polícia Civil anunciou uma operação para prender empresários acusados de furto de água.

Em uma operação na manhã desta quinta-feira (10) batizada de “Gato Escaldado”, a Polícia Civil e técnicos da Sabesp encontraram sete empresas – cinco hotéis, uma churrascaria e uma fábrica de gelo – adulterando o registro do consumo de água. O dono da churrascaria e o dos cinco hotéis foram presos, e os donos da fábrica não foram encontrados.

A operação encontrou duas formas usadas pelos empresários para consumir muita água e pagar pouca. Em uma delas, a estratégia era usar um eletroímã. Esse ímã consegue adulterar o registro do consumo. A fábrica de gelo, por exemplo, estava pagando pelo consumo mensal de 24 mil litros de água. Só que, segundo a Sabesp, o consumo real era na casa de 500 mil litros. A outra estratégia, usada pela churrascaria, era mais simples: um desvio na rede, retirando água antes de ela passar pelo relógio.

A má notícia é que esses empresários, muito provavelmente, estão furtando água há muito tempo. Foi preciso uma crise de graves proporções e o risco de racionamento para a polícia e a Sabesp fiscalizarem e pegarem essas fraudes. Enquanto isso, o Sistema Cantareira, que abastece grande parte da cidade de São Paulo, bateu novo recorde negativo, com apenas 12,2% da sua capacidade total.

Fonte: Blog do Planeta
Veja mais: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2014/04/em-plena-crise-de-abastecimento-policia-pega-empresarios-bfurtando-aguab.html

Últimas Notícias: