saneamento basico
obra

Sanesul abre licitação para ampliar rede de esgoto em Itaporã e Mundo Novo – MS

Empresa teve serviço de esgotamento sanitário leiloado no ano passado

 (Empresa de Saneamento de ) lançou dois editais para contratar empresas que deverão executar obras de ampliação da rede de  em duas cidades. Os avisos foram publicados na edição desta segunda-feira (4) do DOE (Diário Oficial Eletrônico).

O primeiro deles visa a implantação de 36.398,82 metros de rede coletora de , 2.073 ligações domiciliares e de duas estações elevatórias de  bruto e suas respectivas linhas de recalque em Itaporã.

Interessados têm até as 17h de 25 de janeiro para protocolar as propostas na Gerência de Licitações e Contratos da empresa.

Já o segundo edital prevê a implantação de 60.271,06 metros de rede coletora de , 2.461 ligações domiciliares de , uma EEEB (Estação Elevatória de Esgoto Bruto) e uma lagoa de polimento para a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).

LEIA TAMBÉM: NOROESTE FLUMINENSE: PUBLICADO O EDITAL DE PRIVATIZAÇÃO DA CEDAE PARA QUATRO MUNICÍPIOS

Para esse serviços, as empresas devem apresentar as propostas até as 17h de 26 de janeiro. A sede da  fica na Rua Dr. Zerbini, 421, no bairro Chácara Cachoeira, em Campo Grande.

Os editais e demais documentos estão disponíveis no site da empresa. As obras serão custeados com recursos próprios do Estado e também com o Programa Avançar Cidades, do governo federal.

Privatização

Enquanto o  investe recursos próprios na rede de , a  teve o serviço de esgotamento sanitário em 68 municípios leiloado à Aegea Saneamento Participações. A PPP (Parceria Público-Privada) revê R$ 3,8 bilhões de investimento ao longo de 30 anos.

A PPP, no entanto, é contestada inclusive na Justiça com uma ação popular. O Sindágua (Sindicato dos Trabalhadores em Serviço de Esgoto no Estado de ) também acionou o Ministério Público contra o projeto de entregar o sistema de  à iniciativa privada.

A ação popular foi protocolada por servidores públicos e cita que a comissão de licitação para firmar a PPP recebeu 349 questionamentos sobre aspectos do edital. As dúvidas levaram à prorrogação do prazo para abertura dos envelopes com as propostas para esta sexta.

A petição lembra também que o diretor-presidente da , Walter Benedito Carneiro Júnior, é réu em ação que questiona sua indicação e posse no cargo. Segundo a ação, apenas uma audiência pública para avalizar a PPP foi realizada. A empresa atende 68 municípios.

A ação popular pedia que a Justiça suspendesse o leilão, em caráter liminar, e declarasse nulo o processo de licitação para escolha da PPP. A ação foi distribuída ao juiz José Domingues Filho, da 6ª Vara Cível de Dourados.

Fonte: MidiaMax

Últimas Notícias: