saneamento basico
Amazonas Microrregião Saneamento Básico

Governo do Amazonas instala a Microrregião de Saneamento Básico

Amazonas Microrregião Saneamento Básico

O Governo do Amazonas concretizou, na terça-feira (5/8), um marco inédito com a implantação oficial da Microrregião de Saneamento Básico do Estado (MRSB/AM).

A iniciativa abre caminho para que os municípios do interior avancem de forma estruturada no acesso a serviços essenciais como água potável e tratamento de esgoto.

A formalização ocorreu durante a 1ª Assembleia Extraordinária da MRSB/AM. Aberta pelo governador Wilson Lima, dentro da programação do Fórum Amazonas +Municípios, promovido pela Associação Amazonense de Municípios (AAM).

LEIA TAMBÉM: Bentley Systems Anuncia Finalistas para o Going Digital Awards 2025

Na ocasião, foi instituída a estrutura de governança da autarquia, com a eleição dos membros do colegiado. O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, ressaltou a relevância do momento:

“A criação da MRSB/AM representa um divisor de águas para o nosso estado, ao permitir que o saneamento básico chegue de forma eficaz ao interior, melhorando significativamente a qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

Amazonas Microrregião Saneamento Básico

Campêlo também frisou que a nova estrutura ajudará o Amazonas a cumprir as metas do Marco Legal do Saneamento, que estabelece até 2033 o acesso de 99% da população à água potável e 90% à coleta e tratamento de esgoto.

“Com a Microrregião, os municípios passam a contar com apoio técnico, respaldo jurídico e melhores condições de acessar financiamentos públicos e privados”, completou.

LEIA TAMBÉM: Grupo Potencial vai investir R$ 2 bilhões em biorrefinaria de etanol de milho na Lapa

A prefeita de Rio Preto da Eva, Maria do Socorro Nogueira, reforçou a importância da parceria entre o Estado e os municípios:

“Enfrentamos muitas dificuldades com o abastecimento de água. Essa união, com o suporte técnico do Governo, é fundamental para transformarmos essa realidade.”

Fonte: ROD.

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »