saneamento basico

ANA – Prodes 2013 paga R$ 77 mi para 11 estações de tratamento de esgoto

No dia 19 de dezembro, a Agência Nacional de Águas – ANA liberou recursos para 11 estações de tratamento de esgoto (ETE) por meio do Programa Despoluição de Bacias Hidrográficas (Prodes), em 12 municípios: São José dos Campos (SP), Volta Redonda (RJ), Barreiras (BA), Cataguazes (MG), Indaiatuba (SP), Porto Alegre (RS), Carmo do Paranaíba (MG), Mateus Leme (MG), São Gotardo (MG), Igarapé (MG), São Joaquim de Bicas (MG) e Ribeirão das Neves (MG).

São R$ 77 milhões para as 11 estações que vão atender a cerca de 1,12 milhão pessoas. Desse valor, R$ 10 milhões são recursos aportados pelo Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap), conforme previsto no edital do Prodes 2013.

O diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, disse que o modelo do Prodes é inspirador para outros programas, pois transfere recursos mediante resultados obtidos. “É um modelo que nos inspirou no Pacto das Águas, que é uma política para o sistema cuja principal ferramenta, o Progestão, oferece recursos a órgãos gestores estaduais de recursos hídricos, mediante o cumprimento de metas”.

Andreu disse esperar que as empresas de saneamento apostem mais no setor de recursos hídricos e nos esforços de implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH). Ele também estimulou as companhias a utilizarem o Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água, como referência para seus investimentos em sistemas de produção e saneamento, já que o estudo fez um diagnóstico das necessidades em todos os municípios brasileiros para garantir abastecimento em quantidade e qualidade.

Fonte: ABAR

Veja mais: http://www.abar.org.br/acontece-nas-agencias/2239-ana-prodes-2013-paga-r-77-milhoes-para-11-estacoes-de-tratamento-de-esgoto.html

Últimas Notícias:
Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

02 de junho de 2026 – A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) lançou uma chamada pública para identificar projetos interessados no fornecimento de biometano ao estado, movimento que pode impulsionar novos investimentos e ampliar a participação de Minas Gerais em um dos segmentos mais promissores da transição energética brasileira e no aproveitamento econômico de resíduos para produção de combustível renovável.

Leia mais »

O saneamento e a hipocrisia ambiental

Enquanto redijo este texto, Minas Gerais conduz a etapa decisiva da desestatização da Copasa, operação que pode movimentar de R$ 8 a R$ 10 bilhões. O modelo segue o trilho aberto pelo Rio Grande do Sul com a Corsan e por São Paulo com a Sabesp: oferta a um investidor de referência, modernização de contratos com municípios titulares e ancoragem nas metas do Novo Marco do Saneamento.

Leia mais »