saneamento basico

Panorama 2017 traz orientações para gestores municipais

A tendência global dirigida às políticas sociais destaca o papel preponderante que devem desempenhar as autoridades locais, especialmente os Prefeitos, na prestação dos serviços públicos essenciais.

Esse papel de destaque às autoridades municipais reflete o processo de descentralização, delegação de poderes e de fortalecimento da democracia, dentro da qual está inserida a questão essencial do saneamento básico.

A boa governabilidade no setor de saneamento no nível municipal  nunca esteve tão em pauta.

O Panorama da Participação Privada no Saneamento 2017, traz um capítulo especial contendo uma estrutura básica de informações que pode ser usada em muitas municipalidades. Para o uso das orientações, podem ser necessárias adaptações e modificações, dependendo do tamanho e do perfil do município, além de considerações críticas quanto às diferenças econômicas, culturais e geográficas.

Contar com o apoio da iniciativa privada envolve cuidados com aspectos legais e comportamentais, mas é bem mais simples do que pode parecer!

Leia também: Água é a mais urgente questão ambiental brasileira

Na ponta da corda, porém, são os prefeitos que têm o mandato de seus constituintes, a responsabilidade e a melhor oportunidade de motivar e dirigir esforços para promover o saneamento básico e a consequente qualidade de vida das populações em seus municípios.

FAÇA O DOWNLOAD DO PANORAMA DA PARTICIPAÇÃO PRIVADA NO SANEAMENTO >CLIQUE AQUI<

saneamento-panorama

Últimas Notícias:
Projetos IoT Áreas Remotas

Desafios de Conectividade em Projetos de IoT em Áreas Remotas

No mundo da Internet das Coisas (IoT), a conectividade é a espinha dorsal que permite a comunicação entre dispositivos e a coleta de dados em tempo real. Entretanto, em áreas remotas, onde a infraestrutura de rede de dados é escassa ou inexistente, estabelecer uma conexão confiável pode ser um desafio significativo.

Leia mais »