saneamento basico

Acordo judicial prevê tratamento de esgoto em Águas de São Pedro em 2015

A Prefeitura de Águas de São Pedro e a Sabesp devem firmar acordo judicial com o Ministério Público de Piracicaba, por meio do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente), que prevê diretrizes e prazos para o tratamento de esgoto no município.

Entre diversos itens, o documento prevê a instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto até dezembro de 2015.

Segundo o promotor do Gaema Ivan Carneiro Castanheiro, a redação do documento já foi finalizada, porém ainda é necessária tramitação interna na Sabesp para que este termo de compromisso seja assinado.

“A Sabesp tem um contrato de concessão com Águas de São Pedro para tratamento de água e esgoto há 34 anos, sendo que há quatro anos este contrato está vencido, funcionando por meio de autorização provisória da prefeitura. Só que o esgoto nunca foi tratado no município. O acordo prevê a instalação de uma estação de tratamento de esgoto até o fim de 2015”, informou o promotor.

Segundo o texto, em caso de qualquer descumprimento das cláusulas do acordo, tanto Sabesp como município estarão sujeitos à multa diária de R$ 5.000.

“Paralelamente, existe uma ação civil pública que condenou a Sabesp a realizar o tratamento de esgoto e existe um recurso da companhia que ainda tramita em terceira instância. Este acordo prevê que a Sabesp também desista deste recurso.”

Segundo o termo de compromisso, a Cetesb informou ao MP que o esgoto gerado no município é lançado diretamente em curso d‘água sem nenhum tipo de tratamento.

O acordo judicial deverá promover a interrupção do lançamento “in natura”, nos cursos d‘água, dos esgotos domésticos coletados com a implantação de sistemas de afastamento, tratamento e disposição adequada dos esgotos sanitários — uma vez firmado o acordo, a construção da ETE deve ser finalizada até dezembro de 2015 e a Prefeitura de Águas de São Pedro e a Sabesp ficarão obrigadas a enviar à Cetesb e ao MP relatórios semestrais do andamento das obras do sistema.

Município e a Sabesp deverão ainda aplicar medidas de compensação ambiental, como criação de ecoponto, implantação de coleta seletiva no município, construção de galerias pluviais, plantio de mudas, revitalização de praças e parques e desassoreamento de lagoas.

A Sabesp informou em nota que está finalizando as análise técnicas e aprovações internas para a assinatura do acordo.

A Prefeitura de Águas de São Pedro não respondeu ao questionamento da reportagem até o fechamento desta edição.
Reportagem: Gabriela Garcia

Últimas Notícias:
Integração de sistemas no saneamento o risco operacional que começa na desorganização dos dados EOS Systems

Integração de sistemas no saneamento: o risco operacional que começa na desorganização dos dados | EOS Systems

No setor de saneamento, a falta de integração entre sistemas não é apenas um problema de TI; é um risco operacional sistêmico. Quando o sistema comercial (faturamento) não se comunica com o operacional (telemetria/GIS) e ambos ignoram o fiscal (ERP), a operação da concessionária entra em um ciclo de desorganização de dados, onde a informação se torna incompleta e a tomada de decisão perde efetividade.

Leia mais »
Novo marco legal do saneamento fracasso ou limites estruturais

Novo marco legal do saneamento: fracasso ou limites estruturais?

Nos últimos meses, uma sequência de notícias sobre concessões esvaziadas, revisões de modelagens e redução do interesse privado em projetos de saneamento reacendeu um debate incômodo. O novo marco legal do setor (Lei 14.026/2020) estaria falhando em sua principal promessa: a universalização dos serviços até 2033?

Leia mais »