Skip to content
quarta-feira, maio 18, 2022
Últimas Notícias:
  • Análise do aproveitamento do lodo de estações de tratamento de água em pavimentos
  • Destinação de Resíduos: Empreendedores assumem compromisso para destinar resíduos corretamente
  • Resistência de moradores dificulta avanço do saneamento no país
  • O governador Rodrigo Garcia liberou na segunda-feira, 16, R$ 298,2 milhões para obras e serviços na região metropolitana de São Paulo
  • Energias renováveis: um futuro sustentável
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login
gas

Marco legal do gás natural está entre os projetos de lei prioritários para a infraestrutura

  • Meio Ambiente, Resíduos Sólidos
  • julho 10, 2020

Conselho de Infraestrutura da CNI debateu os projetos mais importantes para o setor, durante sua primeira reunião virtual. Conselheiros também trataram do novo marco legal do saneamento básico e da Conta-Covid.

O Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra) da Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizou na quarta-feira (8) a sua primeira reunião desde o começo da pandemia de Covid-19. No encontro virtual, houve apresentações e debates sobre os projetos de interesse do setor industrial que tramitam no Congresso Nacional. Os conselheiros também trataram do novo marco legal do saneamento básico, aprovado no último dia 24 pelo Senado Federal, e da chamada Conta-Covid, estabelecida pela Resolução 885/2020 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Seis projetos de lei são considerados prioritários pelo Coinfra: O PL 6.407/2013, que estabelece o novo marco legal do gás natural; o PL 5.877/2019, que trata da privatização da Eletrobras; o PL 232/2016, que estabelece um novo modelo para o setor elétrico; o PL 3.975/2019, que trata do risco hidrológico; o PLS 261/2018, que define novas regras para o setor ferroviário; e o PL 2.646/2020, que dispõe sobre as debêntures de infraestrutura.

A especialista em Infraestrutura da CNI Andrea Haggstram observou que o projeto relativo ao setor de gás natural é fundamental por prever um conjunto de regras que levará estabilidade jurídica e regulatória ao ambiente de negócios. Segundo ela, o PL 6.407 também possibilitará a ampliação do número de agentes no setor, incentivará a competição e criará um mercado aberto com preços competitivos.

O projeto está na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados, sob a relatoria do deputado Laércio Oliveira (PP/SE). Devido a pandemia causada pelo coronavírus só estão acontecendo deliberações no plenário, mas a proposta já recebeu pedido de urgência para que seja votada diretamente pelo Plenário Virtual. Já no Senado, as prioridades são a votação em plenário do projeto que moderniza o setor elétrico e do que reduz o risco hidrológico.

LEIA TAMBÉM: GOVERNO ADOTA MEDIDAS PARA AJUDAR SETOR ELÉTRICO E CONSUMIDORES DURANTE PANDEMIA

Transformação do Setor de Saneamento Básico

Durante a reunião virtual, o conselheiro Cláudio Frischtak, economista e sócio da Inter B Consultoria, enumerou uma série de benefícios que o novo marco legal do saneamento básico tende a levar para o setor mais atrasado da infraestrutura brasileira. “É uma legislação transformadora para colocar o nosso país no século 20, não é nem no século 21”, disse.

“A nova lei impõe uma transformação dos contratos de programa e um conjunto de metas de universalização dos serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto até 2033. Vai impor pela primeira vez de fato a universalização dos serviços. Na nossa perspectiva, o marco legal terá impacto de primeiríssima ordem nos próximos anos”, acrescentou Frischtak, antes de citar que serão necessários investimentos na ordem de R$ 500 bilhões para que o país possa cumprir a meta de universalizar os serviços até 2033, como prevê o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab).

De acordo com o especialista, há interesse de investidores brasileiros e estrangeiros em aportar recursos em saneamento no Brasil, especialmente a partir da aprovação da lei, que, na avaliação dele, levará segurança jurídica para as operações no setor. “Há um conjunto de empresas de saneamento básico lá de fora que por conta dessa legislação passaram a olhar para o Brasil”, pontuou. O projeto de lei aprovado pelo Senado ainda está pendente de sanção presidencial.

Fonte: Portal da Indústria.

AnteriorAnteriorDireito e políticas públicas: uma visão jurídico-institucional sobre o caso do saneamento básico no Brasil
PróximoTJ determina prazo para município de MG implementar saneamento básicoPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Análise do aproveitamento do lodo de estações de tratamento de água em pavimentos

1 min de leitura

O presente estudo teve como objetivo analisar uma disposição final ambientalmente adequada, economicamente viável e tecnicamente praticável dos lodos de estação de tratamento de água como sub-camadas dos pavimentos, analisando o comportamento mecânico do lodo da ETA Mambu-Branco pelo ensaio Índice de Suporte Califórnia e análises de características físico químicas do material.

Energias renováveis: um futuro sustentável

2 min de leitura

Muita energia vem do Sol para a Terra, mas pouco é aproveitado. Uma parte da radiação solar fornece calor, outra forma os ventos, outra, os potenciais hidráulicos dos rios (pela evaporação e condensação), outra, as correntes marinhas.

Vídeos

tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura

É muito fácil se impressionar com a estrutura da Tequaly, são mais de 100 mil m² de espaço, sendo 5 mil de área administrativa e todo o restante de área fabril.

bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura
assista-agora

Vídeo aula: Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

0 min de leitura
Futuro aguas

FILME: O Futuro das Águas: o desafio do século

1 min de leitura

Eventos e Cursos

Ciclo Completo do Saneamento

Data: 20/05

O curso Ciclo Completo do Saneamento é uma oportunidade para o nivelamento de informações entre todos os colaboradores de uma concessionária sobre as várias etapas do processo, desde a captação da água bruta no manancial, tratamento, distribuição ao usuário, bem como a coleta e transporte do esgoto, tratamento, monitoramento e devolução ao corpo receptor. 

Mais informações »

Compliance no Saneamento e o Impacto da Agenda ESG

Data: 08/06

A disciplina visa apresentar a importância do compliance na estruturação e operação de projetos de saneamento, assim como o impacto da agenda ESG no setor.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Parceiros

bf-dias
Conaut
Penetron
clean environment brasil
suez
Superbac
paques-logo-home.jpg
aquamec
logo-bioproj
DENORA
logo-netzsch

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.