saneamento basico

Governo do Estado deve rediscutir papel da Sabesp, diz Padilha

BAURU  –  O governo do Estado de São Paulo precisa rediscutir o papel da Sabesp, afirmou o pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha. O ex-ministro da Saúde participou de cerimônia de entrega de habitações do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), em Bauru (SP), ao lado da presidente Dilma Rousseff.

A Sabesp é uma empresa de economia mista responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de 364 municípios de São Paulo. O sistema de abastecimento de água do Estado está em crise.

Em conversa com jornalistas após o evento, Padilha afirmou que a Sabesp lucrou R$ 2 bilhões em 2012 e que esses recursos poderiam ser investidos em obras para melhorar a distribuição de água nas cidades paulistas.

Padilha aproveitou para criticar a gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB), seu futuro adversário na eleição de outubro. “Faltou [na crise de escassez de água] ação do governo do Estado. O atual governador não enfrentou os problemas de oferta de água, sobretudo nas regiões metropolitanas”, afirmou. Padilha disse, ainda, que Alckmin já era governador quando a Sabesp assumiu diversos compromissos para garantir o abastecimento do sistema Cantareira em troca da postergação da revisão de outorga do contrato.

Segundo o pré-candidato ao governo do Estado, faltou clareza na condução da atual crise. “Os cortes estão acontecendo, como em Guarulhos, sem informação prévia. Falta sinceridade e franqueza nessa crise”, disse.
Fonte e Agradecimentos: http://www.valor.com.br/politica/3493934/governo-do-estado-deve-rediscutir-papel-da-sabesp-diz-padilha#ixzz2x0nHcGPc

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »