saneamento basico

Padilha: Crise da água é “grande falha estrutural”

SP 247 – O risco de desabastecimento de água em São Paulo voltou a ser tema de debate político nesta quarta-feira 19. O pré-candidato ao governo pelo PT, Alexandre Padilha, classificou o problema de “grande falha estrutural”, ocorrida pela “falta de obras para produção de água” e de responsabilidade do governador Geraldo Alckmin (PSDB), a quem acusou de “falta de franqueza”.

Falta de sinceridade e franqueza tem perna curta. O governador teve de pedir socorro para tentar evitar mais cortes de água. O governo federal se coloca mais uma vez à disposição da população do Estado de São Paulo para resolver, de maneira emergencial, a grande falha estrutural que é de responsabilidade do governo estadual: a falta de obras para produção de água“, disse o ex-ministro.

Alckmin se reuniu ontem com a presidente Dilma Rousseff, a quem solicitou autorização para captar água da bacia do rio federal Paraíba do Sul a fim de reforçar o Sistema Cantareira, que tem alcançado diariamente os menores níveis de água da história. Nesta terça-feira 18, o manancial que abastece quase nove milhões de pessoas da região metropolitana caiu para 14,9% pela primeira vez.

À Folha de S. Paulo, Padilha disse ser “a favor de todas as soluções que possam amenizar o problema, desde que nenhuma seja prejudicada e que haja aprovação das áreas técnicas”. Ainda segundo o petista, Alckmin deve “aproveitar esta oportunidade para apresentar projetos estruturantes que aumentem o fornecimento de água para a região metropolitana de São Paulo, sem afetar outras áreas”.

Mais cedo, Gilberto Kassab (PSD), que oficializou hoje seu nome para disputar o governo do estado, previu que a falta de água em São Paulo será tema eleitoral. “Percebo, nas últimas semanas, que esse tema foi acrescido à pauta. E passou a ter o mesmo peso de outros temas prioritários no Estado, como a segurança. A água com relação ao abastecimento e a preocupação com o Sistema Cantareira, até porque as autoridades afirmavam que o racionamento estava descartado e não é isso o que está acontecendo“.

Ele afirmou que seu partido, o PSD, está fazendo consultas técnicas no setor e pretende realizar um seminário sobre o tema em breve. Segundo ele, a questão da água se tornou um dos temas mais preocupantes. “Ontem, o governador e a presidente Dilma Rousseff discutiram esse tema, o que mostra a preocupação e a intensidade do problema“.

Fonte: Brasil 247
Veja mais: http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/133745/Padilha-crise-da-%C3%A1gua-%C3%A9-%E2%80%9Cgrande-falha-estrutural%E2%80%9D.htm

Últimas Notícias: