saneamento basico

Projeto piloto de coleta mecanizada é expandido na capital

Os bairros Butantã e Pinheiros, na zona Oeste da cidade, chegam a 2014 com uma novidade na paisagem: em vez de sacos de lixo nas ruas, à espera dos caminhões, agora há contêineres de aço galvanizado, permanentemente à disposição para que os moradores disponham seus resíduos a qualquer hora do dia ou da noite.

Instalados pela Loga Logística Ambiental de São Paulo S.A., permitem o descarte dos resíduos domésticos sem que o morador precise caminhar mais do que 60 metros. Sua abertura é feita por meio de um pedal, garantindo segurança e conforto ao usuário.

Cada contêiner tem capacidade para 3,2 mil litros de resíduos. O esvaziamento é feito por caminhões dotados de braços mecânicos laterais, que erguem, esvaziam e recolocam o contêiner no local em menos de um minuto. No interior do veículo, o motorista aciona os comandos e monitora cada etapa pelas imagens geradas por câmeras estrategicamente colocadas no equipamento.

A cada 15 dias, os contêineres são lavados à alta pressão e higienizados. A limpeza é feita por outro veículo especial: um caminhão higienizador, com dois tanques, um para armazenamento da água suja (à medida que é gerada) e outro com água limpa, utilizada na operação. O processo não libera líquido algum, mantendo as calçadas e ruas limpas.

O projeto-piloto dessa modalidade de coleta iniciou nos Jardins, em meados de 2012, e, a cada nova etapa de instalação, passa por um período inicial de adaptação. “É quando fazemos o ajuste fino do processo. Distribuímos material explicativo para a população e observamos a geração real de resíduos para determinar a melhor logística e redimensionamento dos contêineres”, explica a engenheira Cynthia Ericsson.

A coleta mecanizada faz parte do contrato de concessão da Loga com a Prefeitura e, gradualmente, será estendido para o equivalente a 12% da área de atuação da empresa.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Últimas Notícias:
Regulação Hídrica ESG

Regulação hídrica e os desafios ESG

O relatório destaca eixos com impacto direto sobre o setor produtivo: regulação dos usos da água, fiscalização, estrutura tarifária e diretrizes para a prestação dos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário.

Leia mais »
Ebook Gestão Pública Sustentável

E-book: Gestão Pública Sustentável

O mundo atravessa um período de rápidas transformações socioeconômicas, ambientais, tecnológicas e culturais, acompanhadas por intensa urbanização e pela forte sensação de que há uma crise de governança e de valores para alcançar uma visão de futuro capaz de enfrentar os desafios que se colocam neste ritmo acelerado.

Leia mais »