Ultrafiltração

Tudo Sobre Ultrafiltração

Conhecimento e experiência são essenciais em sistemas e operações eficientes em tratamento de água. Pensando nisso, a DuPont em parceria com  o Portal Saneamento Básico lançou uma plataforma para esclarecer dúvidas e trazer mais informação sobre a tecnologia de Ultrafiltração.

A ultrafiltração (UF) por membranas é um processo de separação física utilizado para remover partículas na faixa de 20 a 1.000 Angstrom (até 0,1 mícron), retendo partículas finas, patógenos, reduzindo a turbidez e atendendo a padrões de qualidade da água cada vez mais rigorosos em todo o mundo, fornecendo uma qualidade de água estável e confiavel. O uso de Ultrafiltração é ideal para se obter água de elevada pureza em diferentes condições, como: pré-tratamento para osmose reversa, recuperação e tratamento de águas residuais, remoção de partículas em águas superficiais ou de poço para produção de água potável.  

Quando falamos em ultrafiltração, temos uma barreira absoluta através de um material poroso que garante a filtração dos componentes indesejados presentes na água. Esses materiais garantem uma água com qualidade superior de modo constante e estável. Além disso, os sistemas de ultrafiltração incluem:

  •  Facilidade de desenho do projeto;
  •  Rápida construção  e partida;
  •  Operação automatizada;
  •  Redução ou até eliminação de químicos em etapas prévias
  •  O sistema de ultrafiltração é compacto, ocupando área até 3x menor em comparação com sistemas convencionais;
  •  As estações que utilizam UF são modulares e podem ser fácilmente ampliadas
  •  Capacidade de tratar águas difíceis, como cianobactérias ou picos de turbidez.

 

Quando usado como um pré-tratamento para Osmose Reversa (RO), as vantagens são:

  •  A ultrafiltração ajuda a reduzir o entupimento das membranas de Osmose Reversa;
  •  Frequência de limpeza química reduzida, o que resulta em menores custos operacionais e tempo de inatividade do sistema;
  •  Potencial para operar o sistema de osmose reversa em fluxo mais alto utilizando menos membranas
  •  As membranas de ultrafiltração da Dupont, são robustas e podem durar até 10 anos em operação.

Para saber mais detalhes sobre ultrafiltração e explorar novas percepções e práticas que melhoram o desempenho do tratamento de água, acompanhe nossa série de artigos sobre essa tecnologia que providencia mais qualidade de vida, segurança hídrica operações sustentáveis.

Conhecimento e experiência são essenciais para sistemas e operações de tratamento de água eficientes e eficazes, pensando nisso, a DuPont e o Portal lançam nova parceria afim de esclarecer dúvidas e trazer mais informação sobre a tecnologia de Ultrafiltração. É com gosto que anunciamos o apoio a uma seção especial dentro do Portal para fomentar o uso dessa excelente tecnologia que certamente vai ser parte de uma grande mudança tecnológica no Brasil. Explore novas percepções e saiba as práticas que melhoram o desempenho do tratamento de água, providenciando mais qualidade de vida e segurança hídrica para a população.

Artigos Ultrafiltração

Solicite Contato