saneamento basico
CASAN consolida novo modelo de gestão e amplia avanços na Lagoa da Conceição

Consumidores da Casan terão redução de 4,21% na tarifa de água e esgoto

Redução Tarifa Esgoto Casan

A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) aplicará desconto de 4,21% nas tarifas de água e esgoto.

A redução passa a valer a partir das leituras realizadas em dezembro de 2025, refletindo no pagamento das faturas com vencimento em janeiro de 2026.

Os consumidores serão informados por comunicado nas faturas enviadas a partir de novembro de 2025.

LEIA TAMBÉM: Conselho de Saneamento Básico de Três Passos/RS inicia trabalhos focado na crise hídrica

“Pela primeira vez na história, a empresa está tendo lucro e com dinheiro em caixa, tá fazendo também o maior investimento em saneamento e abastecimento de água da história de Santa Catarina. Com a empresa tendo lucro, a conta ficando mais barata, o estado cresce sem aumentar imposto”, destaca o governador Jorginho Mello.

A medida foi autorizada pelas Agências Reguladoras: ARESC (Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina), ARIS (Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento), AGIR (Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí) e CISAM-SUL (Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental).

Redução Tarifa Esgoto Casan

Segundo o presidente da CASAN, Edson Moritz, o desconto decorre do reequilíbrio econômico-financeiro da Companhia após o período em que, por força da Lei Estadual 18.025/2020, os reajustes anuais ficaram suspensos durante a pandemia.

LEIA TAMBÉM: Construindo uma sociedade inteligente em relação à água – Território de Alenquer

“A estimativa era recuperar em 24 meses, mas com a reestruturação e ações de gestão foi possível aplicar esse desconto aos consumidores seis meses antes”, informa.

Fonte: Casan.

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »