Governo Pará Estação Esgoto
A maior Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) já construída no Pará foi entregue oficialmente na quinta-feira (2), em Belém, pelo governador Helder Barbalho e pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
A ETE Una representa um marco no saneamento básico da capital e integra as obras estruturantes em preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro deste ano, na capital paraense.
Com investimento superior a R$ 134 milhões, a obra vai beneficiar diretamente mais de 90 mil moradores de dez bairros de Belém: Marco, São Brás, Sacramenta, Telégrafo, Pedreira, Fátima, Umarizal, Reduto, Nazaré e Campina. A nova estação contribui para a universalização do saneamento básico, com impacto direto na saúde pública, na preservação dos recursos hídricos e na melhoria da qualidade de vida da população.
“Hoje é um dia histórico para o tratamento de esgoto do Pará. Nós estamos inaugurando a maior estação de tratamento da história do estado. São mais de 23 mil metros quadrados e um investimento de R$ 134 milhões, que permitirá que dez bairros possam ter tratamento de esgoto. É deixar de ter esgoto ao ar livre e passar a ter tratamento, para cuidar da saúde da população. Portanto, se cuida das pessoas, cuida da saúde e cuida do meio ambiente”, afirmou o governador Helder Barbalho.
Governo Pará Estação Esgoto
Durante a cerimônia de entrega, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da obra para a COP 30 e para o futuro da população paraense.
“Essa será a COP da verdade. É a COP que sairemos da fase da discussão teórica para passarmos a cuidar do planeta Terra. E para cuidar do planeta, a gente começa cuidando da cidade que sediará a COP. Então, construímos uma parceria com o estado do Pará porque queremos tratar do povo para que, quando a COP terminar, o povo usufrua de todos os benefícios dessas obras”, afirmou o presidente.
O ministro das Cidades, Jader Filho, também reforçou o compromisso do Governo Federal com o saneamento em Belém.
“Essa é mais uma parceria do Governo Federal com o Governo do Estado do Pará num tema tão importante que é o saneamento aqui na cidade de Belém. Essa é a primeira etapa da obra, que vai continuar sendo construída porque nosso objetivo é chegarmos a um número de 350 mil pessoas atendidas por essa estação de tratamento.”
Fonte: AP.