Notícias
As principais notícias sobre Saneamento Básico. Atualizado diariamente.
Caixa e Ministério do Meio Ambiente firmam parceria
A Caixa Econômica Federal e o Ministério do Meio Ambiente assinaram, nesta terça-feira (12), o Acordo de Cooperação Técnica para implementação de projetos voltados ao desenvolvimento sustentável e proteção ambiental.
Cidade com melhor serviço de limpeza do país fica no PR. E não é Curitiba
Dados são do Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana (Islu), que avalia o grau de cumprimento das cidades às normas definidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Entendendo melhor o Sistema BOT (BUILT / OPERATE AND TRANSFER)
Pagar por projetos de infra-estrutura pode ser um obstáculo real para cidades, agências e empresas.
Muitos municípios não são grandes o suficiente para se beneficiarem de economias de escala associadas a projetos de grande porte e podem não ser capazes de repartir os custos sobre uma grande população. Isso pode ser um desafio particular para vilas rurais ou isoladas.
Projeto de Ecoparque em Tijucas promete reaproveitar lixo descartado na Grande Florianópolis
O projeto de uma central de tratamento de resíduos para receber todo o lixo recolhido nos 22 municípios da Grande Florianópolis ainda nem saiu do papel e já tem gerado debates em Tijucas.
Crise faz cidades voltarem a usar lixões para descarte de resíduos
Pela primeira vez, desde que foi implantada a política nacional de resíduos sólidos, em 2010, voltou a crescer o número de cidades que assumem usar os lixões para o descarte do lixo.
Reúso e dessalinização: painéis discutirão tecnologias, aspectos institucionais e legais no Congresso ABES Fenasan 2017
Encontro acontecerá no SP Expo de 2 a 6 de outubro, debatendo os temas mais relevantes do saneamento ambiental. Esta será uma oportunidade única de conhecer inovações tecnológicas, debater políticas públicas, intercambiar informações e ampliar a rede de contatos profissionais. As inscrições estão abertas.
Geração eólica bate recorde no nordeste nos primeiros dias de Setembro
A geração eólica no Nordeste bateu recorde de geração média diária e de geração instantânea nos primeiros dias de setembro.
CS Bioenergia apresenta case revolucionário de geração de biogás a partir do lodo de esgoto no IV Fórum do biogás
Diretor da empresa irá demonstrar a soluções para construção da usina e os desafios de encontrar tecnologia certa para separar resíduos sólidos urbanos com o aproveitamento da fração orgânica.
Junto com os grupos Bouygues, EDF e Capgemini, a SUEZ acaba de assinar contrato de € 53 milhões para fazer a integração digital de serviços públicos nos 24 municípios que compõem a Grande Dijon, na França
A metrópole de Dijon, na Borgonha, acaba de contratar o consórcio formado pela Bouygues Energies & Services (subsidiária da Bouygues Construction), Citelum (subsidiária do grupo EDF), a SUEZ e a Capgemini, para a construção e gestão integrada digital, durante 12 anos, dos serviços públicos de 24 municípios da Grande Dijon.
Congresso ABES Fenasan 2017 terá em sua programação o V Fórum de Resíduos Sólidos e painel sobre os impactos da crise econômica na gestão
Encontro acontecerá no SP Expo de 2 a 6 de outubro, debatendo os temas mais relevantes do saneamento ambiental. Esta será uma oportunidade única de conhecer inovações tecnológicas, debater políticas públicas, intercambiar informações e ampliar a rede de contatos profissionais. As inscrições estão abertas.
4 vantagens da tecnologia mini hidráulica para a recuperação da energia hidráulica
O modelo energético vive uma revolução sem precedentes. Para lidar com os desafios colocados pelas alterações climáticas, é necessário implementar medidas que otimizam a gestão dos recursos naturais.
Fundação SOS Mata Atlântica reúne ONGs e representantes da sociedade civil para discutir o 8º Fórum Mundial da Água
Encontro realizado em São Paulo na última sexta (15) destacou a importância de as instituições definirem assuntos em comum para serem debatidos no evento
HENRIQUE PIRES é o novo Secretário Nacional de Saneamento Ambiental
O engenheiro piauiense Henrique Pires (PMDB) foi nomeado como novo Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, órgão ligado ao Ministério das Cidades, conforme publicado no Diário Oficial da União de 13/09/2017.
Congresso ABES Fenasan 2017: comunicação do setor de saneamento com a sociedade terá painel pela primeira vez na história do evento
Encontro acontecerá no SP Expo de 2 a 6 de outubro, debatendo os temas mais relevantes do saneamento ambiental. Esta será uma oportunidade única de conhecer inovações tecnológicas, debater políticas públicas, intercambiar informações e ampliar a rede de contatos profissionais. As inscrições estão abertas.
O financiamento de longo prazo no âmbito dos cenários Brasil 2035
O financiamento de longo prazo no âmbito dos cenários Brasil 2035 é tema de artigo de autoria dos economistas da área de Planejamento e Pesquisa do BNDES, Lavinia Barros de Castro e Rodrigo
Chineses buscam intercâmbio sobre planejamento ambiental do DF
Gestores de um distrito de Pequim foram recebidos pelo governador Rollemberg e outros dirigentes do Executivo local nesta quarta (13), no Buriti. Questão do lixo estava entre os temas do encontro.
aQuamec apresentará novidades em tecnologia e produtos inéditos no Brasil durante o Congresso ABES Fenasan 2017
Além de membranas de ultra e micro filtração e seu equipamento de içamento a vácuo, inovações para o país, a empresa realizará ação voltada a estudantes e jovens profissionais do setor de saneamento sobre tecnologias e tendências em equipamentos para ETEs e ETAs. Congresso acontecerá em São Paulo de 2 a 6 de outubro.
Maior estiagem desde 2006 esvazia lagoa em aquífero de Ribeirão Preto
O solo rachado lembra muito o sertão nordestino no auge da seca. A imagem, no entanto, é de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
Sabará inaugura maior usina de biogás de Minas Gerais
O investimento total no projeto da Asja, tanto para a fase de produção como para a operação da planta, supera R$ 20 milhões. Há outras duas usinas em Minas Gerais – em Belo Horizonte e em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
Saneamento público e/ou privado: um dos temas mais relevantes do momento, discussão terá dois painéis no Congresso ABES Fenasan 2017
Esta será uma oportunidade única de conhecer inovações tecnológicas, debater políticas públicas, intercambiar informações e ampliar a rede de contatos profissionais. As inscrições estão abertas.
Qual a porcentagem da população rural latino-americana que têm acesso a saneamento?
Os dados coletados pelo Programa Conjunto de Monitoramento (PCM 2015a) indicam que houve um crescimento constante de acesso à cobertura de água e saneamento rural na América Latina e no Caribe.
ABIPLAST APOIA CAMPANHA “SEPARE. NÃO PARE”
O Brasil conta atualmente com quase 13 mil empresas dos setores de transformação e reciclagem de materiais plásticos, que empregam mais de 320 mil pessoas.
Como funciona um Aterro Sanitário
Para evitar poluição é necessário isolamento subterrâneo e de superfície além de medidas que garantam a emissão de gases. Mas como funciona um Aterro Sanitário de fato?