Notícias
As principais notícias sobre Saneamento Básico. Atualizado diariamente.
Nível do Cantareira cai abaixo de 15% e ‘reserva’ pode abastecer por 4 meses
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou nesta segunda que a água do fundo dos reservatórios do Sistema poderá abastecer a Grande São Paulo por quatro meses. O chamado “volume morto” deve começar a ser usado entre julho e agosto, de acordo com a companhia.
Alckmin falará às 17h sobre ações para abastecimento de água; Sabesp avança
O governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, convocou para às 17h (horário de Brasília) uma coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes para falar sobre ações para garantir o abastecimento de água da capital paulista. No encontro, o governador apresentará os detalhes da construção de um novo canal de 15 km que interligará o Sistema Cantareira à Represa de Igaratá, no Vale do Paraíba, em uma medida que visa evitar o esgotamento do volume útil do reservatório até julho.
Como estão os serviços de água e esgoto em Cuiabá
Um parlamentar solicitou a Prefeitura de Cuiabá informações, sobre o quanto foi arrecadado com a concessão da Sanecap para CAB e onde foram aplicados os recursos.
“Investindo em saneamento, estamos ajudando a melhorar a qualidade de vida e a saúde das pessoas”, disse Marconi em Palmeiras
Governador Marconi Perillo participou do Encontro de Regionais e Distritos da Saneago, em Palmeiras de Goiás, na manhã desta quarta-feira, dia 19. Nos últimos 15 anos foram investidos pela Saneago R$ 82,6 milhões na Regional de Palmeiras de Goiás. ”Investimento em saneamento nunca foi prioridade dos governos, mas mudamos essa realidade. Não há nada mais importante para a saúde das pessoas do que água tratada de qualidade. Por isso investimos tanto nessa área”, ressaltou o governador.
Veiculo elétrico da Kia chega ao mercado em abril
A partir do próximo mês, chega ao comércio coreano o veículo ecológico da Kia, o Soul EV. A ideia é que ele seja capaz de rodar até 148 km apenas com uma carga rápida de 24 a 33 minutos.
Lançada campanha de descarte de eletrônicos
A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente lançou a campanha “Se Liga Jundiaí – Seu eletro tem destino”. O anúncio foi feito durante o seminário “Resíduos Eletrônicos e Eletrodomésticos – Gestão, Logística Reversa e Reciclagem”, no anfiteatro da Unianchieta, nesta terça-feira (18) à noite. O evento é uma parceria do governo municipal com a Abree (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos ).
Proposta de Alckmin pode prejudicar o abastecimento no Rio
A proposta do governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), de dividir com o Rio de Janeiro a captação da água do Rio Paraíba do Sul, a longo prazo, pode trazer problemas para os dois estados. Buscar o equilíbrio na distribuição da água para os dois maiores consumidores do país, sem quebrar a vazão mínima permitida, pode ser ainda mais difícil por se tratar de uma medida emergencial. Conhecendo os riscos, a presidente Dilma Rousseff solicitou estudos da Agência Nacional de Águas (ANA) para ver a possibilidade da liberação.
Trecho 5 do eixão aumenta em 50% oferta de água tratada em Fortaleza, diz Cid
A presidente Dilma Rousseff e Cid Gomes inauguraram na manhã desta quarta-feira (19) o quinto e último trecho do Eixão das Águas, ampliando em 50% a oferta de água tratada para nna Grande Fortaleza, segundo o governador. O descerramento simbólico da placa ocorreu no Parque de Exposições Governador César Cals, no Bairro Álvaro Weyne.
Maranhão tem uma das piores coberturas de esgoto do país
Sempre ocupando os últimos lugares nas pesquisas sobre saneamento básico feitas no país, o Maranhão oferece cobertura de esgotamento sanitário a apenas 16,39% dos seus cerca de 6,79 milhões de habitantes (só 1,11 milhão de pessoas atendidas), de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na capital, São Luís, apenas 45,57% da população de 1.027.430 pessoas (468.199 indivíduos) são assiatidas por rede de esgoto, segundo a ONG Trata Brasil.
Brasil tem condições de sair de crise hidrológica, diz empresa
O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, disse que não está “alarmado” pelo fato de o país enfrentar uma das piores situações hidrológicas dos últimos 80 anos. Segundo ele, os investimentos feitos nos últimos anos proporcionaram ao país uma situação estrutural que permite ao sistema elétrico superar a baixa registrada nos reservatórios. Ele destacou que a situação é distinta da de 2001, ano em que o país teve de fazer racionamento energético para evitar desabastecimento.
Brasil precisa de incentivos para energia limpa e infraestrutura para aumentar competitividade
As discussões sobre possível racionamento de energia elétrica retomam a questão da matriz energética brasileira. O País tem orgulho da fonte prioritariamente limpa, mas ainda sofre com a falta de incentivos e de infraestrutura nesse setor.
Governo admite que setor elétrico está em sinal amarelo
O setor elétrico brasileiro opera em estado de “sinal amarelo” por conta de uma forte seca que afeta a capacidade de geração de muitas usinas hidrelétricas, admitiu nesta quarta-feira o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann.
Bahia tem maior déficit de saneamento do Nordeste
A Bahia é o estado com mais residências sem coleta de esgoto no nordeste, com 3,3 milhões de unidades. O Ceará está na segunda posição, com 1,9 milhão. No total, o Nordeste possui 13,5 milhões de imóveis sem o serviço, sendo que mais de seis milhões também não têm água tratada.
Renovação de contrato com Copasa depende de mudança no Plano Municipal de Saneamento Básico
A Câmara de Vereadores de Lafaiete vai realizar uma audiência pública para discutir com a sociedade a alteração da Lei Municipal que instituiu o Plano Municipal de Saneamento Básico destinado à execução dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na sede e nos povoados e distrito do município de Conselheiro Lafaiete.
Sabesp assume serviços em Diadema em até dez dias
O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), assinou ontem (18) o contrato de concessão dos serviços de água e esgoto da cidade para a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Com isso, a estatal paulista assumirá o abastecimento e a coleta de esgoto no município 20 anos após o rompimento unilateral de contrato que proporcionou a criação da Companhia de Saneamento Básico de Diadema (Saned).
Fonte: http://www.diarioregional.com.br/2014/03/19/sua-regiao/politica-abc/politica-diadema/sabesp-assume-servicos-em-diadema-em-ate-dez-dias/
DF: ADASA vai regular uso da “água cinza”
O reuso da água de águas cinza (aquelas servidas nas residências para banho, lavatório, máquina de lavar) e maior utilização das águas pluviais pela população do Distrito Federal, em diversos usos, pode se transformar em alternativa econômica válida, diminuindo a demanda de água tratada para usos que não o consumo humano.
SC: Aditivo prevê dez anos de concessão para Foz do Brasil
Empresa pede reforço de R$ 118 milhões para fazer reequilíbrio financeir
Cabral nega que já tenha dado apoio à proposta de SP para captar água no Paraíba do Sul
SÃO PAULO – O governador do Rio, Sérgio Cabral, negou na noite desta quarta-feira que já tenha dado seu apoio para a proposta do governo de São Paulo para captar água no Rio Paraíba do Sul. Em nota, a assessoria do governador esclareceu que Cabral solicitou um parecer ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e ao secretário do Ambiente, Indio da Costa, “uma vez que se trata de demanda que exige análise técnica”. Mais cedo, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse que conversou nesta quarta-feira com Cabral e o governador de Minas, Antônio Anastasia, para explicar a proposta e que teve o apoio deles.
Dá para beber essa água?
Agrotóxicos, metais pesados e substâncias que imitam hormônios podem estar na água que chega à torneira da sua casa ou na mineral, vendida em garrafões e restaurantes
Alckmin pede para usar água do Rio Paraíba do Sul no Cantareira. Rio Reclama
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), pediu durante encontro com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília, para utilizar água do Rio Paraíba do Sul no Sistema Cantareira, que está em estado crítico por causa da escassez de chuvas.
Sanepar e Sabesp vão compartilhar a água da Bacia do Rio Ribeira
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) apresentou terça-feira (18) como pretende utilizar a água da Bacia do Alto Ribeira para atender os sistemas isolados de municípios como Cerro Azul e Adrianópolis e, no futuro, o sistema integrado responsável pelo abastecimento dos moradores de Curitiba e Região Metropolitana. A apresentação foi feita pela engenheira da Sanepar Juliana Seixas Pilotto, durante o Seminário Articulação entre os Comitês de Bacia do Rio Ribeira (SP/PR).
Leilões de usinas devem ‘neutralizar’ alta da tarifa em 2015, diz ministério
O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse nesta quarta-feira (19) que a relicitação de hidrelétricas cujas concessões vencem em 2015 deve ajudar a neutralizar a alta na conta de luz provocada pelo uso mais intenso das usinas térmicas neste ano.
Dilma defende investimentos em obras para enfrentar seca
Ao inaugurar hoje (19), em Fortaleza, o Trecho 5 do Eixão das Águas, sistema que vai complementar a oferta de água no Ceará, a presidente Dilma Rousseff defendeu investimentos federais em obras estruturais para enfrentar a seca, e não apenas ações emergenciais.
ANA estuda nova fonte de captação para o Sistema Cantareira
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse hoje (19) que a Agência Nacional de Águas (ANA) está estudando a possibilidade de captar água do Rio Paraíba do Sul para abastecer o Sistema Cantareira. O nível do manancial chegou à menor marca de sua história, 14,9% da capacidade total.