saneamento basico

Notícias

As principais notícias sobre Saneamento Básico. Atualizado diariamente.

Estudo mostra eficiência de sistemas privados de saneamento e abre debate sobre concessão

RIO – Antes de contar com redes de abastecimento de água e de coleta de esgoto, o vigia Mario Eugenio Lopes, de 74 anos, morador de Jurujuba, em Niterói, nem olhava o valor da conta da Cedae: simplesmente a rasgava. Há pelo menos cinco anos, com o saneamento enfim implantado, ele diz fazer questão de pagar regularmente a tarifa a uma concessionária. A oito quilômetros dali, no bairro do Rocha, em São Gonçalo, a situação é outra. A pastora Maria Ivani de Sá move um processo contra a Cedae desde 2000 — sua igreja não tem rede de esgoto, mas as contas chegam religiosamente em dia.

Continuar lendo »

SC: Vereadores decidem denunciar Conasa ao MP

A companhia Águas de Itapema, que mudou o nome para Conasa, e é responsável pelos serviços de abastecimento de água e saneamento da city, vai ser denunciada ao ministério Público pelos vereadores. A denúncia do vereador Magnus Guimarães (PDT) foi aprovada por unanimidade.

Continuar lendo »

Marabá: Água tratada: está na hora de mudar?

Desde que o prefeito João Salame anunciou que não renovará automaticamente a concessão do serviço de água e esgoto de Marabá com a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), foi criado o maior bafafá em cima disso. Salame foi acusado até de tentar “privatizar a Cosanpa”, como se isso fosse possível.

Continuar lendo »

Liminar determina abastecimento regular e contínuo de água potável em Pará de Minas

O município de Pará de Minas, no Centro-Oeste do estado, e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) estão obrigados a garantir o abastecimento regular e contínuo de água potável para os moradores, conforme decisão liminar da Justiça. A decisão vai ao encontro dos pedidos feitos pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em Ação Civil Pública (ACP) proposta em junho deste ano. O descumprimento gera multa diária de R$ 10 mil.

Continuar lendo »

GO: Saneago pode perder concessão em Minaçu

O município de Minaçu era para estar com 100% da cidade atendida por redes de coleta e tratamento de esgoto. No entanto, um acordo feito com a prefeitura não vem sendo cumprido pela Saneago, o que poderá, inclusive, impedir a renovação da concessão da exploração dos serviços no município.

Continuar lendo »

Com Utilitas, Cagece visa aumentar negócios

Com receitas em queda, despesas em alta e recursos para investimentos cada vez mais escassos, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) vai a campo para prospectar novos negócios que permitam “irrigar” o caixa e agregar novas tecnologias. Em parceria com a Veolia (VWS Brasil) e a cearense PB Construções, a Cagece constituiu em dezembro de 2013, a Empresa de Utilidades Industriais do Pecém (Utilitas Pecém)

Continuar lendo »

Armando faz críticas ao sistema da Compesa em Petrolina

O candidato ao governo do Estado Armando Monteiro (PTB) já está em Petrolina, onde realizará, na tarde desta quinta-feira (4), comício ao lado do ex-presidente Lula. Acompanhado dos candidatos a vice, Paulo Rubem (PDT), ) e ao Senado, João Paulo (PT) e do prefeito Julio Lóssio (PMDB), Armando foi recepcionado por centenas de pessoas no Aeroporto Senador Nilo Coelho.

Continuar lendo »

Cedae lança editais para programa de aumento da oferta de água na Baixada Fluminense

A CEDAE lançou nesta quinta-feira (04/09), na sede da companhia, na Avenida Presidente Vargas, 2.655, Cidade Nova, 19 editais de licitação integralmente voltados para o programa de aumento da oferta de água na Baixada Fluminense. Nestes primeiros editais, orçados em R$ 1,1 bilhão, serão contempladas obras como a construção de reservatórios, implantação de redes e instalação de boosters (bomba para aumentar a pressão na rede) e elevatórias.

Continuar lendo »

Cedae desiste de recuperar imóvel na Tijuca para abrigar agência de atendimento

RIO — O GLOBO-Tijuca publicou, no dia 23 de janeiro deste ano, reportagem sobre um prédio da Cedae, abandonado há cerca de três anos, na Rua Otávio Kelly 81, na região da Muda, na Tijuca. O imóvel estava em péssimas condições, com muita sujeita acumulada no pátio interno e calçada bastante quebrada. Na ocasião, a empresa respondeu que o imóvel estava sendo recuperado para ser transformado na nova agência de atendimento da Tijuca, e que entraria em contato com a Comlurb. Entretanto, após sete meses, a situação de falta de conservação e sujeira continua a mesma, e o imóvel está em processo de venda por alienação.

Continuar lendo »