saneamento basico
Monitor Secas ANA COP30

Monitor de Secas é debatido pela ANA e instituições parceiras em evento da EMBRAPA durante a COP30

Monitor Secas ANA COP30

Em Belém (PA), na tarde da terça-feira, 11 de novembro, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) esteve presente no painel técnico com o tema O Programa Monitor de Secas do Brasil, representada pela coordenadora de Articulação para a Gestão de Eventos Críticos, Alessandra Daibert.

Promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), o debate aconteceu na AgriZone, evento paralelo à COP30 e que é uma vitrine de tecnologias, ciência e cooperação internacional voltada à agricultura sustentável e ao combate à fome em um contexto de mudança do clima.

Além de Alessandra Daibert, participaram do painel o supervisor de Emergências Ambientais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (SEMA/MA), Caco Graça, e o servidor do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológiico da Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade do Pará (SEMAS/PA), Antônio Sousa.

LEIA TAMBÉM: SP reduz emissão de poluentes e transforma lixo em combustível limpo

Ambos representaram os parceiros estaduais da ANA na elaboração dos produtos do Monitor de Secas.

Em sua apresentação, Daibert explicou as categorias de seca do Monitor, que são: seca fraca, moderada, grave, extrema e excepcional. Também abordou o conceito de seca relativa e explicou como essa iniciativa é realizada mensalmente.

Monitor Secas ANA COP30

A servidora elencou como próximos passos dessa iniciativa nacional o apoio à criação de rede de observação nos estados que ainda não a possuem. Alessandra pontuou, ainda, a necessidade da criação de um banco de impacto para uma melhor caracterização da seca por região. Assim como a melhora de indicadores e metodologia do Monitor.

LEIA TAMBÉM: Crise da água seca rios brasileiros e reduz disponibilidade hídrica em até 40%, diz pesquisa

Além disso, a coordenadora explicou a importância dos graus de severidade de seca do Mapa do Monitor utilizados como gatilhos de ações ou políticas públicas relacionadas à gestão de secas.

Sobre a COP30

A COP30 é a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (Conferência das Partes). Um encontro global anual no qual líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima.

Fonte: GOV.

Últimas Notícias: