saneamento basico

Notícias

As principais notícias sobre Saneamento Básico. Atualizado diariamente.

Custos do setor elétrico vão passar de R$ 21 bi este ano

BRASÍLIA – O custo para manter o setor elétrico brasileiro neste ano vai ultrapassar R$ 21 bilhões. Nesse montante estão R$ 9 bilhões inicialmente previstos no Orçamento da União, que envolvem o pagamento de indenizações às empresas que aderiram ao pacote anunciado pela presidente Dilma Rousseff em setembro de 2012, e os R$ 12 bilhões anunciados pelo governo para sustentar as distribuidoras, pressionadas com os altos preços de compra da energia elétrica.

Fonte e Agradecimentos: http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,custos-do-setor-eletrico-vao-passar-de-r-21-bi-este-ano,179610,0.htm

Continuar lendo »

Em favela com pior saneamento básico do País, limpador de fossa é essencial

A menos de 30 km do Planalto Federal, a comunidade Sol Nascente, no Distrito Federal, a segunda maior favela do País, carrega um título nada agradável: o pior índice de saneamento básico entre as dez maiores favelas do País, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, parte do esgoto produzido pelas casas corre a céu aberto em ruas sem asfalto e sem iluminação pública.

Continuar lendo »

Copasa anuncia aumento de 90% na tarifa de água em Nova Serrana

Com a ativação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Nova Serrana (Gamas), que já recolhe e trata o esgoto da cidade, a tarifa sobre o valor do consumo de água, aumentará, a partir deste mês de março, o percentual de 90%. O valor é estipulado pela Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) e é a mesma cobrada pela empresa em todas as cidades em que presta o serviço. Antes da inauguração da ETE a taxa era de 50%. A ETE já está presente em 65 bairros de Nova Serrana.

Continuar lendo »

Lisboa recebe Congresso Mundial da Água

Lisboa, Portugal, será sede do Congresso Mundial da Água da International Water Association (IWA) que ocorrerá de 21 a 26 de setembro de 2014. O Congresso inclui apresentações técnicas em sessões paralelas, exposições de posters científicos, sessões de trabalho e grupos de debate, além de uma grande exposição de produtos e serviços.

Continuar lendo »

Gestão do lixo ainda é um desafio na maioria dos Estados brasileiros

Lidar com o lixo e estimular práticas sustentáveis ainda é um desafio para os governos estaduais no Brasil. A pesquisa Perfil dos Estados Brasileiros-Estadic 2013, divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mapeou as ações de meio ambiente em curso nas unidades da federação ao longo de 2013, e encontrou, na maior parte dos Estados, limitações nesses quesitos.

Continuar lendo »

Câmara discute Recursos Hídricos no Brasil

A necessidade urgente de definir uma política mais eficaz e com definições claras sobre a exploração e a preservação dos nossos recursos hídricos ganhou apoio unânime na reunião de ontem (12/03) do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados, após a exposição do professor Paulo Salles, PHD em Ecologia pela Universidade de Edimburgo e professor da Universidade de Brasília, sobre os Comitês de Bacias Hidrográficas brasileiras.

Continuar lendo »

(RJ) Saae retoma obras de construção da ETE Ano Bom

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM) retomou ontem as obras de construção da rede de esgoto da Estação de Tratamento de Esgoto, no bairro Ano Bom. Com orçamento de R$ 45 milhões, incluindo a construção da ETE Barbará, a estação deve beneficiar cerca de 20% da população do município, o que corresponde a 35 mil habitantes.

Continuar lendo »

Estação de tratamento de água começa a funcionar em Cambuquira

A Estação de Tratamento de Água começou a funcionar nesta semana em Cambuquira (MG), colocando fim a um problema que prejudicava os moradores da cidade por anos seguidos. Agora as casas passam a receber água tratada e limpa para consumo, e com o aumento da capacidade de captação de água do reservatório, o período de estiagem não significará falta de água todos os anos no município.

Continuar lendo »

Manaus terá plano de operação diferenciado de energia elétrica para Copa

A cidade de Manaus e as demais sedes da Copa do Mundo 2014 contarão com um plano de operação diferenciado’ de energia elétrica para o período do evento mundial. A informação foi dada pelo Secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Wilson Grüdtner, nesta terça-feira (11), durante reunião do Grupo de Trabalho para a Copa do Mundo 2014 (GT-Copa 2014) do MME. A reunião ocorreu na sede da Eletrobras Amazonas Energia, em Manaus.

Continuar lendo »