saneamento basico
BNDES Saneamento Básico ES

Parceria com BNDES para garantir saneamento básico no ES

BNDES Saneamento Básico ES

Por Kikina Sessa

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), está construindo uma parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) voltada à estruturação do projeto Universaliza.ES. Essa iniciativa que busca avançar na universalização do saneamento básico no Espírito Santo.

Parceria entre o Governo do Espírito Santo e o BNDES estrutura o projeto Universaliza.ES, iniciativa que impulsiona a universalização do saneamento básico em 32 municípios capixabas.

O projeto prevê o desenvolvimento de concessões e parcerias público-privadas (PPPs) que possam viabilizar a ampliação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em 32 municípios capixabas. Em consonância com as metas do Marco Legal do Saneamento. E estabelece o atendimento de 99% da população com água tratada e 90% com coleta e tratamento de esgoto até 2033.

A proposta foi aprovada pelo Colegiado Regional da Microrregião de Águas e Esgoto do Espírito Santo (MRAE/ES). Autorizou a Sedurb a conduzir o processo de estruturação dos estudos técnicos. O protagonismo dos municípios é um dos pilares da iniciativa.

BNDES Saneamento Básico ES

O BNDES poderá apoiar a elaboração dos estudos de viabilidade econômica, técnica, jurídica e ambiental do projeto. A expectativa é que, futuramente, o trabalho conjunto contribua para a criação de modelos de gestão mais eficientes e sustentáveis, fortalecendo o planejamento do setor de saneamento no Espírito Santo.

Para o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcos Soares, está em construção uma base sólida para que o Espírito Santo avance com responsabilidade, técnica e visão de futuro na universalização do saneamento básico.

O Universaliza.ES contará com uma estrutura de governança participativa, com a criação de um Comitê de Monitoramento. Um Grupo de Apoio Técnico (GAT) e Pontos Focais Municipais, que garantirão transparência, integração e acompanhamento contínuo das etapas do projeto.

Fonte: ESB.

Últimas Notícias: