saneamento basico

Notícias

As principais notícias sobre Saneamento Básico. Atualizado diariamente.

Só 6% das 15 mil barragens foram vistoriadas em três anos

A fiscalização de barragens é compartilhada. Os órgãos estaduais são responsáveis por aquelas destinadas a resíduos industriais e aquelas feitas em rios estaduais. A ANA faz vistoria nas obras feitas em rios federais. Já no caso das barragens de rejeitos minerais, o DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) é o responsável, enquanto as barragens para geração de energia devem ser analisadas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Continuar lendo »

Câmara aprova MP que transfere custo da estiagem na geração de energia para consumidores

A matéria foi aprovada por 257 votos a 173. Houve ainda cinco abstenções. Agora, serão votados os destaques da matéria. A Medida Provisória é considerada fundamental para a continuidade dos planos de negócios das usinas hidrelétricas do Brasil. Na avaliação do governo federal, a proposta é essencial para o sucesso do leilão de 29 hidrelétricas antigas, que foi adiado de 6 de novembro para 25 de novembro, em razão do atraso na votação da MP.

Continuar lendo »

Lama contaminada tem concentração de metais até 1.300.000% acima do normal

A quantidade de manganês presente na água em quantidade adequada para tratamento é – 0,1 mg, mas os técnicos encontraram 29,3 mg pela manhã e 118 mg (1.180 vezes acima) durante a cheia da tarde. O alumínio aparece com 0,1 mg, mas estava disponível em 13,7 mg e 64,5 mg, respectivamente (6.450 vezes superior). A concentração tolerada de ferro é 0,03 mg, mas as amostras continham 133 mg e 410 mg. O nível de turbidez regular é 1000 uT, mas chegou a 80 mil uT na passagem da enchente.

Continuar lendo »

Projeto leva água e saneamento a 3 mil famílias do Acre

O projeto Sanear Amazônia garantiu acesso de 2,8 mil famílias de oito reservas extrativistas do Acre a água de qualidade e saneamento básico. Para isso, foi preciso que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) investisse R$ 35 milhões em tecnologias sociais para captação, tratamento e uso da água da chuva.

Continuar lendo »