Notícias
As principais notícias sobre Saneamento Básico. Atualizado diariamente.
Jardins filtrantes tratarão águas poluídas
Tecnologia vai eliminar poluição dos rios Bolonha e Água Preta
RS: Sistema de Esgotamento Sanitário Pinhal será inaugurado no próximo sábado
Com foco na preservação ambiental, na qualidade de vida e na saúde da população, a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), entrega à comunidade no próximo sábado (06.09) o Sistema de Esgotamento Sanitário Pinhal, que beneficia 130 mil caxienses da zona Sul da cidade
Águas de Votorantim investe cerca de R$17,5 mi no saneamento básico do município
A Águas de Votorantim investiu aproximadamente R$ 17,5 milhões no sistema de água e esgoto, desde que assumiu o serviço de saneamento básico do município, em junho de 2012. Os investimentos no tratamento e distribuição de água estão entre as principais ações.
Interior de SP busca água em lagos e escavações
A seca histórica nos rios e represas que formam o Sistema Cantareira tem levado cidades da região de Campinas, no interior de São Paulo, a buscarem em lagos e cavas (escavações) de mineração desativadas uma alternativa de abastecimento de água na crise.
MP denuncia ex-presidente do PSDB de Palhoça pela fraude que mudou o prefeito do município
Está nas mãos da Justiça de Palhoça decidir se tornará ou não réu o ex-presidente municipal do PSDB de Palhoça, Carlos Alberto Fernandes, em uma denúncia do Ministério Público de Santa Catarina por falsidade ideológica e uso de documento falso. Uma decisão deve ocorrer nas próximas semanas na 2a Vara Criminal da comarca, de acordo com a assessoria de gabinete da juíza Érica Lourenço de Lima Ferreira, a quem cabe o julgamento. Os papéis falsos definiram quem ocupa hoje a cadeira de prefeito.
Odebrecht garante água até outubro em Limeira
Concessionária faz parceria e cidade terá reserva para abastecimento
Eletrobrás entrando no setor de saneamento ??
A Eletrobras Distribuição Rondônia através, do Programa de Eficiência Energética – PEE, regulado pela Agencia Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, já executou 50% do projeto no Sistema Autônomo de Água e Esgoto – SAAE Cacoal.
Reunião discute criação da CPI Popular da Caema
Imperatriz – A primeira reunião para discutir a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), de iniciativa popular foi realizada nessa quarta-feira (27) na galeria da Câmara Municipal de Imperatriz.
PAC não sairá do papel. DAE será privatizado
As obras do PAC de Várzea Grande não saíram do papel e provavelmente não sairão. O prefeito Walace Guimarães (PMDB), está preparando a concessão do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG). Por isso não há interesse que os recursos sejam liberados. A concessão para ele é muito mais vantajosa e está bem adiantada à conversação, até os vereadores já estão prontos para aprovar a lei. É questão de tempo!
SP:Substituto de Cresta dará continuidade à privatização de serviços
O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) sofreu mudança de comando nesta semana.Celso Cresta, que presidia a autarquia desde o começo do governo de Gustavo Stup (PDT),deixou o cargo segunda-feira, 25, e foi substituído por Luciano Lopes, que desde 2013 ocupava a cadeira de chefe de gestão operacional.
Consultoria para avaliar contrato com a Sanepar em Londrina deve durar até nove meses com investimento milionário
A consultoria que a Prefeitura Municipal de Londrina quer contratar para fazer o levantamento patrimonial do serviço de água e esgoto deve ser cara e demorada. O serviço pode levar entre seis e nove meses, deixando a decisão sobre uma nova licitação, um novo contrato com a Sanepar ou a municipalização para 2015. Até lá, a administração mantém o vínculo com a empresa do governo do Estado através de decretos emergenciais.
Corsan é a 2ª maior empresa no setor Serviços Públicos do sul do país
A Corsan é a segunda maior empresa do setor Serviços Públicos entre os três estados da região Sul do país. A informação consta da pesquisa 500 Maiores do Sul – Grandes&Líderes, realizada há 24 anos pela revista Amanhã e pela empresa PwC.
Macapá é a cidade que mais desperdiça água tratada no país
O número é ainda mais alarmante quando comparado ao estudo do Instituto Trata Brasil divulgado nesta quarta-feira (27), que aponta Macapá como a cidade brasileira que mais desperdiça água tratada, chegando a 73,91% de perda do produto que é tratado e distribuído pela Caesa
Londrina: Agência reguladora terá 70 servidores
O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD), protocolou ontem na Câmara Municipal de Londrina projeto de lei (PL) para criar a Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Londrina (Arselon), cuja estrutura prevê 70 funcionários de carreira e quatro diretores, além de sete cargos comissionados.
São Luís trata apenas 4,03% do seu esgoto, segundo ranking divulgado pelo Instituto Trata Brasil
Ranking do Saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil, mostra São Luís na 79ª posição entre as cem melhores cidades do País. Das capitais, todas das regiões Norte e Nordeste, São Luís ganha de Aracaju (SE), na 80ª posição; Natal (RN), 81ª; Manaus (AM), 82ª; Teresina, 89ª; Macapá, 96ª; Belém (PA), 97ª; e Porto Velho (RO), 100ª. As dez melhores cidades do Brasil, em saneamento, são Franca (SP), 2 Maringá (PR), Limeira (SP), Santos (SP), Jundiaí (SP), Uberlândia (MG), São José dos Campos (SP), Sorocaba (SP), Curitiba (PR) e Ribeirão Preto (SP)
Sabesp terá de retirar menos água do Sistema Cantareira
Após cerca de 45 dias de impasse, os órgãos gestores do Sistema Cantareira chegaram a um acordo e decidiram reduzir em 13,2% o volume médio de água que pode ser retirado do manancial pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para abastecer a Grande São Paulo. A medida, porém, ocorrerá em duas etapas e a estatal paulista terá um mês para fazer a primeira redução.
Saneamento de Rio Preto melhora, mas perde muita água
De acordo com a pesquisa, Rio Preto, que no ranking anterior aparecia na 24ª posição, está atualmente em 15º lugar e foi o que mais evoluiu na lista. E no Estado é o oitavo mais bem posicionado. O Trata Brasil faz um diagnóstico dos principais indicadores de saneamento básico com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento do Ministério das Cidades.
Cuiabá é a terceira cidade que mais desperdiça água potável no Brasil
Cuiabá figura como a terceira cidade brasileira que mais desperdiça água potável no país, com índice de 67.44%, segundo ranking divulgado nesta quarta-feira, pelo Instituto Trata Brasil. A capital de Mato Grosso está atrás apenas de Porto Velho (RO), com 70.68% e Macapá (AP), 69.44%.
AC: Depasa perde 59% da água e trata só 23% de esgoto na capital, diz instituto
Levantamento feito pelo Trata Brasil considera dados de 2012. Departamento diz que trabalha somente mediante denúncias.
0% de esgoto tratado coloca Valadares em último em ranking de saneamento
O Instituto Trata Brasil divulgou na quarta-feira (27) o Ranking do Saneamento Básico nas 100 Maiores Cidades do país. Vários pontos são analisados com base nos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS – ano base 2012. No quesito Tratamento de Esgoto, Governador Valadares figura na última posição com zero por cento de esgoto tratado. A Prefeitura informou que as obras de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) já esta em andamento.
Coleta e tratamento de esgoto em Porto Velho é 0%
Entre as 100 maiores cidades do país, 55 tratam menos de 40% do esgoto produzido, jogando todo o restante na natureza, segundo estudo divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Instituto Trata Brasil.
Ministério Público investiga denúncias de irregularidades na Agespisa
Agespisa atua em 165 municípios, sendo que em 98 a operação da Agência é irregular, pois não há contratos de concessão.
Reuso de água em estudo na ADASA
O reuso de águas cinza (aquelas servidas nas residências para banho, lavatório, máquina de lavar) e maior utilização das águas pluviais pela população do Distrito Federal, em diversos usos, pode se transformar em alternativa econômica válida, diminuindo a demanda de água tratada para usos que não o consumo humano.