saneamento basico

Notícias

As principais notícias sobre Saneamento Básico. Atualizado diariamente.

MP propõe multa de R$ 500 mil à Corsan por falta d’água em Gravataí

O Ministério Público apresentou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Prefeitura de Gravataí e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) para tentar sanar os problemas com a falta de abastecimento de água no município da região Metropolitana. A proposta foi exposta entre as partes na tarde desta segunda-feira em audiência pública realizada na Promotoria de Gravataí. Entre as medidas do TAC, estão ações de curto a longo prazo, além de uma multa de R$ 500 mil a ser paga pela Corsan, por danos morais, que deve revertida em investimentos em áreas distintas que possam beneficiar a comunidade de Gravataí.

Continuar lendo »

Cachoeiro: Água e Esgoto mais caros a partir do mês que vem

As tarifas de água e esgoto ficam mais cara a partir do primeiro dia do próximo mês. O reajuste, de 8,33%, foi deliberado em reunião na semana passada entre os membros do Conselho Municipal de Saneamento de Cachoeiro de Itapemirim (Comusa), Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa) e concessionária do serviço de água e esgoto, Foz do Brasil. A portaria deve ser lançada no Diário Oficial do município na segunda-feira

Continuar lendo »

Agência da ONU insere o Brasil entre líderes mundiais na produção de energia

Economista-chefe da Agência Internacional de Energia, Fatih Birol afirmou, neste domingo, que o Brasil será uma das futuras potências energéticas. Birol foi um dos convidados ao lançamento da edição deste ano do catálogo World Energy Outlook 2013, publicação anual da Agência Internacional de Energia (AIE) das Nações Unidas (ONU), que apresenta perspectivas analíticas sobre tendências nos mercados de energia. O Brasil foi um dos destaques da publicação.

Continuar lendo »

Municípios sem saneamento

Não foi por falta de tempo que cerca de 70% dos 5.570 municípios deixaram de elaborar seus planos de saneamento básico e de resíduos sólidos urbanos e, por isso, a partir de 1.º de janeiro de 2014, terão bloqueados os recursos que o governo federal poderia destinar a eles em programas nessa área.

Continuar lendo »